Você pode criar visuais ricos e obras de arte impressionantes com uma mesa digitalizadora de desenho. Quer você seja um artista digital novato ou experiente, tablet para desenho tornam a ilustração fácil e a criatividade infinita, com cada display interativo e pinceladas à sua disposição para uma personalização que corresponda à sua visão artística.
Além disso: As melhores canetas stylus
Ao contrário dos tablets típicos, alguns tablets de desenho não possuem telas. Em vez disso, eles são essencialmente um pedaço de papel virtual que envia pressão do pad para o computador que o alimenta. Esses tablets vêm em vários formatos, incluindo computadores, blocos de desenho básicos ou tablets típicos.
Não importa qual material os artistas utilizem, eles precisam estar dispostos a se adaptar a essa superfície. Mas os melhores tablets de desenho tornam incrivelmente fácil se acostumar com eles. Minha principal escolha é o iPad Pro (6ª geração), mas também incluí tablets de desenho e gráficos da Wacom, Huion e muito mais antes de você iniciar a mais nova fase de seu estilo de vida artístico.
Os melhores tablets de desenho de 2023
iPad Pro (6ª geração)
Especificações técnicas do iPad Pro: Dimensões (C x L x A): 11 polegadas: 9,74 x 7,02 x 0,23 polegadas, 12,9 polegadas: 11,04 x 8,46 x 0,25 polegadas | Compatibilidade: iPad OS 16 e Apple Pencil 2ª geração | Tela: tela Liquid Retina de 11 polegadas ou tela Liquid Retina XDR de 12,9 polegadas com ProMotion e True Tone (ambas com 264 ppi)
O tablet mais poderoso da Apple é o melhor tablet para desenho, graças à sua facilidade de uso e excelente tela que fornece detalhes nítidos durante o desenho. A Apple deu ao iPad Pro uma atualização notável no início de setembro com um chip M2 que oferece melhor desempenho e bateria e uma tela mais brilhante. Os iPad Pros de 11 e 12 polegadas apresentam uma tela Liquid Retina com True Tone, 224 ppi e um revestimento oleofóbico resistente a impressões digitais. Se você planeja fazer muitos trabalhos de desenho profissional, terá energia mais que suficiente com o chip Apple Silicon M2 e altas opções de armazenamento.
De acordo com Juliet Dreamhunter, empreendedora que também atua como ilustradora digital criando ilustrações de banco de imagens, qualquer pessoa interessada em ilustração digital deve trabalhar com o iPad Pro, principalmente porque o popular aplicativo Procreate está disponível apenas para iOS. “Também usei o aplicativo Affinity Designer para ilustração vetorial, que também tem uma versão desktop. Mas a facilidade de desenhar em um iPad não pode ser comparada a desenhar com um mouse ou usar um tablet Wacom sem tela”, disse ela.
Revisão: Análise do iPad Pro (2022): Estou cautelosamente otimista. Ou tolo
Ela acrescentou que talvez a melhor parte seja a compatibilidade do Apple Pencil 2, pois dá uma sensação profissional e ainda permite desenhar à mão como se fosse um lápis normal.
Você pode usar o Apple Pencil para passar o mouse sobre a tela do iPad Pro e mover-se entre ferramentas como lápis, pincel, borracha e cores, ou pode até mesmo visualizar antes de fazer uma marca na tela. Com algumas ferramentas de desenho, você pode até inclinar o Apple Pencil para alterar o ângulo e obter diferentes efeitos.
Wacom Intuos Pro
Melhor tablet de desenho para profissionais
Especificações técnicas da Wacom Intuos Pro: Dimensões (C x L x A): 13,14 polegadas x 8,54 x 0,31 polegadas | Área ativa: 8,7 x 5,8 polegadas | Compatibilidade: Mac OS X 10.12 ou posterior / Windows 7 ou posterior | Níveis de pressão: 8.192
A Wacom é uma das líderes do setor quando se trata de tablets gráficos e de desenho. Praticamente sem atraso e 8.192 níveis de sensibilidade à pressão na Wacom Pro Pen sem bateria incluída, a Wacom Intuos Pro é a melhor mesa digitalizadora de desenho do mercado para artistas profissionais.
O design leve do tablet facilita o uso em sua mesa ou colo, e você pode personalizar tudo, desde as ExpressKeys do tablet até os botões da Pro Pen 2, dependendo de seus atalhos favoritos.
Minha experiência com este tablet foi bastante fácil e agradável (especialmente para quem não é um artista profissional). A caneta facilita o ajuste fino de detalhes e pinceladas em qualquer programa de desenho em que você esteja trabalhando.
Leia a crítica: Esta mesa digitalizadora Wacom parece colocar uma caneta no papel
No entanto, este tablet foi feito para artistas profissionais. Neil Chase, um artista digital, disse que a Wacom Intuos Pro é sua mesa digitalizadora preferida.
“Um dos meus projetos favoritos envolveu a criação de uma série de ilustrações complexas para um livro infantil. A Wacom Intuos Pro me permitiu atingir o nível de detalhe e precisão que eu precisava, graças aos seus impressionantes 8.192 níveis de sensibilidade à pressão”, disse Chase. “Isso me permitiu criar desenhos incrivelmente realistas e controlar facilmente a espessura e a transparência das linhas.”
A Wacom Intuos Pro com a caneta Wacom Pro incluída vem em três tamanhos (pequeno, médio e grande) para atender todos os tamanhos de arte e edição.