É realmente um momento maravilhoso para ser um jogador. No momento, há mais opções do que nunca para os jogadores escolherem – incluindo consoles de videogame, software e até mesmo controladores. Com tantos fatores a serem considerados, a escolha pode ser assustadora, então vamos analisar algumas das principais diferenças nos periféricos de 2.4g wireless controller gamepad com este guia sobre como escolher o controlador certo.
Controladores premium
A maioria dos consoles vem com um controlador de qualidade pronto para uso. Todo mundo está familiarizado com o Dualshock 4 da Sony ou o controlador do Xbox One da Microsoft. No entanto, para os jogadores que desejam a experiência mais sofisticada disponível, existem alguns gamepads disponíveis que se enquadram na descrição de controladores “premium”. Esses controladores podem ter um preço alto, mas também oferecem uma experiência como nenhuma outra.
O primeiro exemplo que vem à mente é o novo gamepad sem fio Xbox Elite Series 2, compatível com Xbox One e PC (e confirmado como compatível também com os consoles Xbox da próxima geração). Este controlador possui uma série de recursos de primeira linha, incluindo botões e controles trocáveis, entradas traseiras, gatilhos ajustáveis e muito mais. Tudo no Elite Series 2 é apenas isso: elite. Desde as alças texturizadas até a base de carregamento magnética e tudo mais, este controlador não poupa despesas para refinar a qualidade da sua experiência de jogo.
Confira nossa análise do gamepad sem fio Xbox Elite Series 2
Outra opção – desta vez pensando nos jogadores do PlayStation 4 – é o controlador Astro C40 TR. Este controlador segue a mesma linha do Elite Series 2, concedendo aos jogadores do PlayStation acesso à mesma riqueza de recursos premium. Entradas programáveis, controles trocáveis, punhos de borracha e muito mais fazem do C40 outra opção para jogadores que buscam obter os melhores recursos que a indústria tem a oferecer.
Confira nosso review do controlador Astro C40 TR
Finalmente, o Nintendo Switch Pro Controller pode não ter tantos recursos premium (ou o preço elevado), mas é certamente a experiência premium para esse console. Este controlador dá uma sensação de gamepad mais tradicional aos jogadores que não estão satisfeitos com a abordagem dupla do Joy-Con. Além disso, ele recebe elogios regulares de muitos por seu design confortável e também por sua longa duração de bateria.
Tipos de bateria
Existem 2 tipos principais de bateria para a maioria dos controladores modernos. Alguns, como o DualShock 4, possuem uma bateria interna recarregável. Outros controladores, como o controlador padrão do Xbox One, requerem baterias AA substituíveis. A escolha do controlador certo pode depender do cenário que melhor atende às suas preferências.
A vantagem do primeiro é nunca ter que se preocupar em substituir as baterias ou ter aqueles incômodos AA em mãos. Por outro lado, a desvantagem é a possibilidade de perder a carga no meio do jogo. Aqui não há outra opção a não ser conectar e recarregar. Certos controladores podem ter truques para reduzir o consumo de energia – como desativar a barra de luz no DualShock 4 para prolongar sua vida útil.
Por outro lado, um controlador que usa baterias substituíveis está sempre pronto para uma nova troca de AA. No entanto, os jogadores frequentes podem achar irritante e difícil para o seu bolso mantê-los constantemente à mão.
Existem também várias soluções no mercado para ajudar a combater a epidemia de bateria fraca. Docks de controle, kits de carregar e usar e muito mais podem fornecer opções para manter seus controles prontos para a ação. Também nunca é demais ter um controlador sobressalente em mãos para trocar quando o atual estiver com pouca energia.
Estética e estilo
Às vezes, escolher o controlador certo pode se resumir simplesmente ao estilo, e não à função. Por exemplo, o controlador Joy-Con da Nintendo apresenta essencialmente uma configuração padrão em toda a plataforma. No entanto, uma grande parte do apelo são as muitas cores e combinações intercambiáveis dos Joy-Cons.
Até o momento, o Joy-Con está disponível em vários tons, desde vermelho neon e azul até roxo, laranja, verde, rosa, amarelo – a lista é longa. E como quaisquer dois Joy-Cons esquerdo e direito podem ser emparelhados, muitos jogadores se divertem escolhendo sua combinação favorita.
Isso também vale para o controlador DualShock 4 e Xbox One. Se você já sabe que o controlador de console padrão é o ideal para você, então o que importa é escolher sua cor e estética favoritas. Ambos possuem uma ampla gama de tonalidades e padrões para expressar seu estilo pessoal.