Qual é o melhor caranguejo brinquedo para uma criança? Que brinquedo você deve comprar para uma criança pequena ou em idade escolar? Confira nossa lista que combina os estágios de desenvolvimento da brincadeira com brinquedos que funcionam bem para cada faixa etária.
Não é nenhum segredo que as crianças adoram brinquedos. Mas quando você estiver no corredor de brinquedos da loja, logo aprenderá que escolher algo para bebês, crianças pequenas, pré-escolares ou crianças em idade escolar pode ser complicado.
Os brinquedos devem ser seguros e divertidos, mas também corresponder ao estágio de desenvolvimento da criança. Afinal, os brinquedos que estimulam os bebês (como chocalhos ou quadros de atividades) não trazem os mesmos benefícios para as crianças. E muitos brinquedos para crianças de 3 anos, como triciclos ou instrumentos musicais falsos, simplesmente não funcionam para uma criança de 8 anos.
Se você estiver comprando brinquedos para uma criança em sua vida, confira nosso prático guia de idade por idade, que explica quais brinquedos são mais adequados para cada estágio de desenvolvimento.
Brinquedos para bebês (0 a 12 meses)
Durante os primeiros três meses, seu bebê não consegue fazer muito mais do que observar o que está ao seu redor. Como sua visão ainda está embaçada, eles veem melhor itens brilhantes e com padrões ousados.
“Os brinquedos não precisam ser preto e branco, desde que as cores contrastem entre si”, diz Nora Newcombe, Ph.D., psicóloga do desenvolvimento na Temple University, na Filadélfia, e presidente do International Mind, Brain, and Education. Sociedade.
À medida que seu bebê cresce, ele gosta de brinquedos que também envolvem os outros sentidos. Muitos dos brinquedos de que eles precisam agora são projetados para promover a interação de várias maneiras: eles podem chiar ou fazer barulho, ter uma textura protuberante ou ser macios e fofinhos. Os bebês tendem a usar brinquedos na boca, e os texturizados podem ajudar a aliviar a dor da dentição.
Brinquedos para crianças de 1 ano
“Seu filho é fascinado por causa e efeito e irá gostar de qualquer brinquedo que responda às suas ações e faça uso de suas habilidades motoras recém-adquiridas”, diz Robin Goodman, Ph.D., psicólogo clínico baseado na cidade de Nova York. Os mais pequenos vão adorar os brinquedos que lhes permitem bater numa bola com um martelo ou aqueles que fazem tocar música ou aparecer personagens.
Alguns brinquedos de alta tecnologia voltados para essa idade nomearão uma letra, formato ou número sempre que um bebê apertar um botão. Nessa idade, seu bebê ainda é muito pequeno para aprender o ABC, mas ele vai gostar de interagir com esses brinquedos e de ser exposto à linguagem.
Brinquedos para crianças de 2 e 3 anos
Procurando os melhores brinquedos para 2 anos ou os melhores brinquedos para 3 anos? Nessa idade, as brincadeiras das crianças são mais objetivas e elas possuem as habilidades motoras finas necessárias para completar um quebra-cabeça ou construir sozinhas com blocos. Eles começarão a gostar de brincadeiras de faz de conta que imitam as ações das pessoas ao seu redor. Eles também vão gostar de brinquedos de alta tecnologia que emitem sons reais, como telefones que tocam ou bonecos que falam.
Se você evita estereótipos de gênero em casa, não se preocupe se seu filho cisgênero brincar de acordo com o gênero, acrescenta o Dr. Newcombe. Os bebês designados como homens ao nascer podem adorar usar caminhões basculantes para recolher areia, enquanto os que são designados como mulheres podem fingir que alimentam suas bonecas – ou o oposto pode ser verdade. Não importa o sexo deles, deixe-os brincar com os brinquedos que escolherem.
As crianças permanecem muito ativas nesta idade; a maioria deles ainda gosta de brinquedos de empurrar e puxar. É um ótimo momento para apresentar um brinquedo de passeio também: comece com um que seu filho possa impulsionar com os dois pés e passe para um triciclo ou bicicleta de equilíbrio.
Brinquedos para crianças de 4 e 5 anos
Há uma tremenda explosão na capacidade de aprendizagem nesta idade, e é um bom momento para introduzir brinquedos educativos interativos que ensinam matemática e habilidades verbais, como quadros fonéticos ou tablets com jogos aprovados pelos pais.
“Escolha brinquedos que digam coisas positivas como ‘Bom trabalho. Vamos tentar de novo’, em vez daqueles que emitem bipes negativos sempre que as crianças erram uma resposta”, sugere Marianne Szymanski, fundadora do Toy Tips, um serviço independente de teste e avaliação de brinquedos para consumidores. .
As crianças agora são capazes de imaginar que são outra pessoa e podem fantasiar ser professores, pilotos, bailarinas, atletas, fadas ou o que quiserem!