Os brinquedos são uma parte importante e divertida do desenvolvimento de cada criança. Mas eles também podem trazer riscos. A asfixia é um perigo para crianças de 3 anos ou menos, porque elas tendem a colocar objetos na boca. Por isso, é importante que os pais confiram caranguejo brinquedo dos filhos e supervisionem quando as crianças brincam.
O que devo procurar ao comprar brinquedos?
Aqui estão algumas diretrizes gerais que você deve ter em mente ao comprar brinquedos:
Os brinquedos feitos de tecido devem ser rotulados como resistentes ou retardadores de chama.
Os brinquedos de pelúcia devem ser laváveis.
A pintura de qualquer brinquedo não deve conter chumbo.
Os materiais de arte devem dizer não tóxicos.
Giz de cera e tintas devem indicar ASTM D-4236 na embalagem, o que significa que foram avaliados pela Sociedade Americana de Testes e Materiais.
Evite brinquedos mais antigos, até mesmo brinquedos usados de amigos e familiares. Esses brinquedos podem ter valor sentimental e são certamente mais baratos, mas podem não cumprir as normas de segurança actuais e podem estar tão desgastados pelas brincadeiras que podem partir-se e tornar-se perigosos.
E certifique-se de que o brinquedo não faça muito barulho para o seu filho. O barulho de alguns chocalhos, brinquedos que rangem e brinquedos musicais ou eletrônicos pode ser tão alto quanto a buzina de um carro – ainda mais alto se uma criança o segurar diretamente nos ouvidos – e pode levar à perda auditiva.
Brinquedos seguros para bebês, crianças pequenas e pré-escolares
Sempre leia os rótulos para ter certeza de que o brinquedo é apropriado para a idade da criança. As diretrizes publicadas pela Comissão de Segurança de Produtos de Consumo dos EUA (CPSC) e outros grupos podem ajudá-lo a tomar essas decisões de compra.
E considere o temperamento, os hábitos e o comportamento do seu filho sempre que comprar um brinquedo novo. Mesmo uma criança que parece avançada em comparação com outras crianças da mesma idade não deve usar brinquedos destinados a crianças mais velhas. As faixas etárias dos brinquedos são determinadas por fatores de segurança, não por inteligência ou maturidade.
Lembre-se destas diretrizes específicas para a idade:
Os brinquedos devem ser grandes o suficiente – pelo menos 3 centímetros (1¼ polegadas) de diâmetro e 6 centímetros (2¼ polegadas) de comprimento – para que não possam ser engolidos ou alojados na traqueia. Um testador de peças pequenas, ou tubo de estrangulamento, pode determinar se um brinquedo é muito pequeno. Esses tubos são projetados para ter aproximadamente o mesmo diâmetro da traqueia de uma criança. Se um objeto couber dentro do tubo, ele é pequeno demais para uma criança. Se você não conseguir encontrar um tubo de estrangulamento, peça ajuda a um vendedor ou use um tubo de rolo de papel higiênico.
Evite bolinhas de gude, moedas, bolas e jogos com bolas de 4,4 centímetros de diâmetro ou menos, pois elas podem ficar presas na garganta, acima da traqueia, e dificultar a respiração.
Os brinquedos que funcionam com bateria devem ter caixas de bateria que sejam fixadas com parafusos para que as crianças não possam forçá-los a abri-los. As baterias e o fluido da bateria apresentam riscos graves, incluindo asfixia, hemorragia interna e queimaduras químicas.
Ao verificar um brinquedo para um bebê ou criança pequena, certifique-se de que seja inquebrável e forte o suficiente para resistir à mastigação. Além disso, certifique-se de que não tenha:
pontas afiadas ou peças pequenas como olhos, rodas ou botões que podem ser soltos
pontas pequenas que podem atingir o fundo da boca
cordas com mais de 7 polegadas (18 centímetros)
peças que podem prender os dedos pequenos