Como você escolhe quais presentes são adequados para crianças pequenas? Este artigo oferece algumas ideias para escolher caranguejo brinquedo que cresçam com eles, os desafiem e estimulem suas habilidades mentais, físicas, de linguagem e socioemocionais.
As crianças são pequenos exploradores que aprendem fazendo. Brincar oferece às crianças grandes oportunidades para desenvolver e praticar novas habilidades em seu próprio ritmo, seguindo seus interesses únicos. Os brinquedos e brinquedos que as crianças têm disponíveis podem moldar o seu desenvolvimento de maneiras importantes.
Embora possa parecer que escolher brinquedos para crianças pequenas deva ser fácil, ao entrar em uma loja de brinquedos hoje, a única coisa fácil é sentir-se sobrecarregado. Existe uma grande variedade de brinquedos desenvolvidos para o mercado infantil. Como você escolhe o que é certo para crianças pequenas? Como saber quais são de alta qualidade e quais durarão? O que despertará o interesse do seu filho por mais do que alguns dias ou semanas? Abaixo estão algumas idéias para escolher brinquedos que irão crescer com seu filho, desafiá-lo e estimular seu desenvolvimento geral (suas habilidades de pensamento, físicas, linguísticas e socioemocionais).
Diretrizes para escolher brinquedos para crianças
Escolha brinquedos que possam ser usados de diversas maneiras.
As crianças adoram desmontar, montar, retirar, colocar, adicionar e construir. Escolha brinquedos que sejam “abertos”, no sentido de que possam jogar muitos jogos diferentes com eles. Por exemplo, blocos de madeira ou blocos grossos de plástico interligados podem ser usados para fazer uma estrada, um zoológico, uma ponte ou uma nave espacial. Brinquedos como este despertam sua imaginação e os ajudam a desenvolver habilidades de resolução de problemas e raciocínio lógico.
Exemplos: blocos, blocos interligados, blocos ou copos de nidificação e brinquedos para brincar na areia e na água
Procure brinquedos que cresçam com eles.
Todos nós já tivemos a experiência de comprar um brinquedo no qual uma criança brinca dois dias e nunca mais toca. Você pode se proteger contra isso procurando brinquedos que possam ser divertidos em diferentes estágios de desenvolvimento. Por exemplo, pequenos animais de plástico são divertidos para uma criança pequena que pode fazer uma casa de caixa de sapatos para ela, enquanto uma criança mais velha pode usá-los para encenar uma história que inventa.
Exemplos: animais de brinquedo e figuras de ação de plástico, casas de bonecas para crianças, trens e caminhões basculantes (e outros veículos), bichos de pelúcia e bonecas
Selecione brinquedos que incentivem a exploração e a resolução de problemas.
Brincar dá às crianças a oportunidade de praticar novas habilidades continuamente. Brinquedos que dão às crianças a oportunidade de descobrir algo por si mesmas – ou com um pouco de treinamento – desenvolvem suas habilidades de raciocínio lógico e as ajudam a se tornarem solucionadoras de problemas persistentes. Eles também ajudam as crianças a desenvolver habilidades de relações espaciais (compreender como as coisas se encaixam), coordenação olho-mão e habilidades motoras finas (usando os pequenos músculos das mãos e dos dedos).
Exemplos: quebra-cabeças, classificadores de formas, blocos, blocos de aninhamento ou copos, materiais de arte como argila, tinta, giz de cera ou massinha
Procure brinquedos que despertem a imaginação da criança.
Durante o terceiro ano de uma criança, sua criatividade está realmente decolando, pois agora ela é capaz de assumir o papel de outra pessoa (como um rei ou uma rainha) e imaginar que algo (como um bloco) é na verdade outra coisa (como um pedaço de madeira). bolo). Procure brinquedos que eles possam usar enquanto desenvolvem e encenam histórias. A brincadeira de faz de conta desenvolve habilidades de linguagem e alfabetização, habilidades de resolução de problemas e a capacidade de sequenciar (colocar os eventos em uma ordem lógica).
Exemplos: roupas de fantasia, blocos, comida de brinquedo e pratos de plástico, bonecos de ação, bichos de pelúcia e bonecas, trens e caminhões, casas de bonecas para crianças, ferramentas de brinquedo e acessórios da “vida real”, como um tubo de papel de embrulho “fogo”. mangueira” para o seu pequeno bombeiro. A grande caixa de papelão multifuncional é sempre um grande sucesso para as crianças e é gratuita. (Ligue para uma loja de eletrodomésticos para comprar uma de suas caixas de geladeira). As caixas transformam-se em casas, navios piratas, celeiros, túneis – qualquer coisa que a imaginação do seu filho possa inventar!
Dê às crianças a oportunidade de brincar com coisas “reais” – ou brinquedos que pareçam reais.
As crianças estão ficando boas em descobrir como funcionam os objetos em seu mundo – como controles remotos de televisão ou interruptores de luz. Eles também estão interessados em brincar com suas coisas “reais”, como seu celular, porque estão ansiosos para serem grandes e capazes como você. Brinquedos como este ajudam as crianças a resolver problemas, aprender relações espaciais (como as coisas se encaixam) e desenvolver habilidades motoras finas (uso dos pequenos músculos das mãos e dos dedos).