O que você deve observar ao escolher caranguejo brinquedo para seu filho? O Departamento de Desenvolvimento Infantil do KK Women’s and Children’s Hospital (KKH) explica.
Você está comprando brinquedos para seu filho de um ano e meio, mas sabe quais brinquedos seriam mais adequados às necessidades de desenvolvimento de seu filho?
Os brinquedos são importantes para o desenvolvimento infantil. Além do entretenimento, eles também podem ser educativos e ajudar a estimular a mente do seu filho.
As crianças diferem em sua taxa de desenvolvimento
Embora brincar com brinquedos ajude no desenvolvimento da criança, o ritmo de desenvolvimento pode não ser o mesmo para todas as crianças. Na verdade, mesmo que duas crianças com perfil semelhante recebam o mesmo tipo de brinquedos, elas podem diferir na forma como se desenvolvem. “Tanto a natureza como a criação desempenham um papel no desenvolvimento da criança”, afirma Grace Lee Ying Chin, Terapeuta Ocupacional Sénior do Departamento de Desenvolvimento Infantil do Hospital Feminino e Infantil de KK (KKH), membro do grupo SingHealth.
Meninos e meninas também se desenvolvem de maneira diferente. Mas isto não significa que os brinquedos com que brincam devam basear-se apenas no seu género. Em vez disso, tanto os rapazes como as raparigas deveriam ser expostos a uma grande variedade de brinquedos, em vez de brinquedos específicos de género.
A Sra. Lee diz: “Os tipos de brinquedos a escolher são muitas vezes influenciados pela sociedade/ambiente. Muitas pessoas já têm o preconceito de que carros são para meninos e bonecas são para meninas. No entanto, os meninos podem se divertir brincando com brinquedos de cozinha tanto quanto as meninas. As meninas deveriam poder brincar com carrinhos/trens de brinquedo, se quiserem.”
Escolhendo brinquedos infantis que desafiam
Além de serem adequados à idade em termos de desenvolvimento da criança, os brinquedos precisam proporcionar a quantidade certa de desafios, para que novas habilidades possam ser aprendidas. A Sra. Lee diz: “Um brinquedo deve oferecer alguma dificuldade para desafiar as habilidades da criança, mas não deve ser muito difícil a ponto de levar a criança ao fracasso, levando à frustração na brincadeira. Brincar também não deve ser tão fácil a ponto de a criança ficar entediada. Em última análise, brincar também deve ser seguro e divertido.”
Procure os seguintes recursos de segurança nos brinquedos que você seleciona para seu filho, especialmente crianças com menos de três anos de idade que tendem a colocar objetos na boca:
Sem arestas vivas ou ásperas
Não tóxico
Sem peças pequenas que possam se soltar facilmente
Não quebrável ou frágil
Continue lendo para saber quais são os melhores brinquedos recomendados para cada faixa etária.
Um brinquedo resistente, um telefone de brinquedo, bonecas, ursinhos de pelúcia ou até mesmo brinquedos de cozinha podem ser exatamente o que seu filho precisa neste estágio inicial de desenvolvimento. Grace Lee Ying Chin, Terapeuta Ocupacional Sênior do Departamento de Desenvolvimento Infantil do KK Women’s and Children’s Hospital (KKH), membro do grupo SingHealth, aponta o que observar ao comprar brinquedos para bebês (0-2 anos ) e crianças pequenas.
Melhores brinquedos para bebês (0-24 meses)
Os melhores brinquedos para bebês desde o nascimento até cerca de seis meses incluem peluches, fantoches, espelhos para bebês e chocalhos – qualquer coisa que eles possam sentir, olhar, segurar, sacudir e bater. A partir dos seis meses de idade, são adequados brinquedos que estimulem o bebê a se movimentar, deitar de bruços e engatinhar, como brinquedos musicais, empilhar copos/argolas.
“A partir dos 12 meses de idade até aos 2 anos, as crianças começam a participar em brincadeiras funcionais e de faz-de-conta, razão pela qual estes brinquedos seriam ideais para elas”, diz a Sra. Lee.
A Sra. Lee explica que os brinquedos infantis de diferentes cores, formas e tamanhos ajudam as crianças a trabalhar os seus conceitos básicos, como reconhecimento de formas e cores, consciência espacial, etc.
Melhores brinquedos para crianças (2 anos em diante)
Os brinquedos infantis, como blocos e tijolos, casas de bonecas, conjuntos de médico e jogos de massa, funcionam bem para apoiar as necessidades de desenvolvimento da criança desde os dois anos de idade até aos anos pré-escolares. Este é o momento em que as crianças desfrutam de sequências de brincadeiras mais longas e imaginativas e as suas brincadeiras são mais associativas, cooperativas e narrativas.
Brincar com brinquedos e usar a imaginação através de brincadeiras de faz-de-conta nesta idade precoce traz benefícios de longo alcance, impactando positivamente o desenvolvimento social, emocional e de linguagem, bem como a criatividade.
“A pesquisa mostrou que as crianças que brincam de faz de conta são capazes de usar uma linguagem oral mais coesa. Brincar fornece uma plataforma para interação social, vínculo com outras pessoas e crescimento emocional”, diz Lee.
Além de fornecer brinquedos adequados à idade, os pais e cuidadores também podem facilitar comportamentos sociais corretos, como revezar-se e compartilhar, durante as brincadeiras.