Mesmo que o trabalho baseado em tela substitua cada vez mais o tempo que as pessoas passam com papel, usar um lápis continua sendo uma habilidade quase universal, por um bom motivo. Desenhar e escrever à mão estão entre os tipos de interação física mais intuitivos para a maioria das pessoas, e tablet para desenho traduzem esse movimento quase diretamente para um PC, laptop ou telefone.
Como resultado, os tablets de desenho podem ser ferramentas indispensáveis para criar arte e realizar edições de imagens mais complicadas, e também podem salvar vidas para pessoas que enfrentam algum tipo de lesão por esforço repetitivo ou dor ao usar mouses tradicionais ou touchpads de laptop.
Nos anos anteriores, uma boa mesa digitalizadora com todos os recursos custava muitas vezes centenas de dólares. Hoje, por menos de US$ 100, você pode adquirir um ótimo tablet de tamanho médio, como o Huion Inspiroy 2 M, que oferece bastante área de desenho, muitos botões de função, software intuitivo e uma excelente experiência de desenho.
O Huion Inspiroy 2 M de 12 por 7 polegadas oferece muito espaço para esboçar, permitindo um desenho confortável sem ocupar muito espaço na mesa. A caneta sem fio incluída oferece excelente rastreamento sem latência perceptível, é confortável de segurar por longos períodos e possui dois botões de função. O Inspiroy 2 M também possui diversas teclas de atalho para você programar como quiser, além de um dial e um porta-caneta com pontas de reposição. No entanto, falta suporte sem fio.
O Huion Inspiroy H640P de 10,2 por 5,8 polegadas não tem tantos recursos quanto seus equivalentes mais caros, mas isso não significa que ele não possa realizar o trabalho – o rastreamento da caneta e a experiência de desenho são muito semelhantes aos de modelos mais caros e, diferentemente dos tablets baratos da Wacom, possui seis teclas de atalho programáveis. E tem um preço extremamente baixo, sem comprometer os recursos mais importantes de uma excelente mesa digitalizadora de desenho.
O Wacom Intuos S básico é tão simples quanto a principal linha de tablets de desenho da Wacom – este modelo de 7,8 por 6,3 polegadas nem tem um porta-caneta separado, apenas um pequeno laço de tecido na parte superior do tábua. Mas você obtém o excelente rastreamento de caneta da Wacom, uma superfície semelhante a papel que alguns artistas confiam, teclas de atalho adequadas e conectividade total com fio ou suporte sem fio via Bluetooth. Além disso, ele vem com uma série de testes de software se você precisar de um pouco de orientação sobre por onde começar com a criação de imagens digitais.
O Wacom Intuos Pro M de 13,3 por 8,6 polegadas oferece praticamente tudo que você poderia desejar de uma mesa digitalizadora, fornecendo excelente rastreamento, uma caneta excelente, vantagens de qualidade de vida, como dial de toque e sensibilidade total ao toque, e suporte sem fio via Bluetooth. Mas você paga muito mais por todos esses recursos, em comparação com nossas outras opções.
Por que você deve confiar em nós
Tenho usado tablets de desenho, tablets gráficos e quase todas as variações de dispositivos de desenho digital desde 2002. Sou bacharel em artes plásticas em estúdio de arte e mestre em artes plásticas em desenho e pintura, o que incluiu um semestre de auxiliando na instrução de alunos de graduação em pintura de vida. Eu também me interesso como artista profissional aqui e ali. Eu faço a maior parte dos meus desenhos digitais em um iPad Pro M1 de 12,9 polegadas com um Apple Pencil, mas também possuo pessoalmente uma mesa digitalizadora de desenho Wacom Intuos e uma mesa gráfica Cintiq.