Todos os produtos e serviços apresentados aqui são escolhidos pelo seu potencial de inspirar e possibilitar o seu bem-estar. Everyday Health pode ganhar uma comissão de afiliado sobre os itens que você compra.
Depois de uma roupa de academia feminina, você se sentirá exausto, cansado, dolorido, fantástico – e provavelmente coberto de suor. Acredite ou não, as roupas que você usa para treinar podem fazer a diferença em como você se sente após o exercício. Vários fatores podem afetar o conforto de suas roupas de treino, incluindo o tecido de que são feitas e se são adequadas para o tipo de exercício que você fará.
Roupas de treino: escolha tecidos “cavalos de batalha”
Alguns tecidos são projetados para afastar o suor da pele durante o exercício e outros o absorvem. Quando se trata de roupas de ginástica, algumas opções são melhores que outras.
Pense mal. Existem muitos tecidos sintéticos respiráveis que “absorvem” o suor da pele, o que pode ajudá-lo a evaporar rapidamente e manter o corpo fresco. Roupas confeccionadas com tecidos que contenham polipropileno ou tecidos como COOLMAX® e SUPPLEX® são uma boa opção para exercícios e outras atividades nas quais é provável que você sue muito, pois permitem que o suor evapore da pele, mas não encharquem. roupas e deixá-lo suado e desconfortável.
Considere o algodão. Já as camisas e calças de algodão absorvem o suor e não o afastam da pele nem ajudam a evaporar rapidamente. É por isso que as roupas de ginástica de algodão podem parecer pesadas e molhadas durante o exercício.
Evite tecidos que não respiram. Nunca use roupas feitas de materiais à base de borracha ou plástico, pois evitam que o suor evapore e mantêm a temperatura corporal muito alta durante o treino.
Roupas de treino: obtenha o ajuste certo
Para ter certeza de que suas roupas de treino se ajustam ao seu corpo e ao treino que você planejou, considere estas dicas:
Você deve usar roupas largas e confortáveis. Mas se você estiver correndo ou andando de bicicleta, evite calças largas ou largas que possam ficar presas nos pedais ou nos pés.
Para atividades como ioga ou Pilates, tecidos elásticos e justos que absorvem o suor são uma boa escolha.
Em geral, lembre-se de que você não quer nenhuma roupa que atrapalhe a atividade.
Roupas de treino: mude com as estações
Se você se exercita ao ar livre ou pratica esportes sazonais, o que você veste pode mudar com as estações. Lembre-se destas dicas ao se vestir para exercícios ao ar livre:
Clima quente. Durante os meses quentes de verão, certifique-se de escolher tecidos que permitam que sua pele respire e elimine o suor. Vista roupas frescas e confortáveis e que permitam que você se mova livremente.
Tempo frio. Quando estiver muito frio lá fora, você precisará se vestir bem, mas lembre-se de que estará se exercitando e aumentando a frequência cardíaca e a temperatura corporal. Vista-se com camadas que você possa remover e sempre vista-se para um clima mais quente do que indica o termômetro externo. Mantenha roupas que absorvem o suor na camada interna e coloque uma camada isolante por cima. Sempre cubra a cabeça, as orelhas e as mãos para protegê-las do frio.
Tempo úmido ou ventoso. Nada pode arruinar um treino ao ar livre mais rápido do que ficar encharcado pela chuva ou por um vento forte. Use uma camada externa que proteja sua pele das intempéries.
Lembre-se de que, independentemente da temperatura, você provavelmente ainda suará durante o treino. Mantenha-se o mais confortável possível com roupas projetadas para exercícios pesados, que afastam o suor da pele. E lembre-se do clima se estiver se exercitando ao ar livre e vista-se adequadamente.