Tantas coisas legais estão em topless. As praias da Itália, as dançarinas de Las Vegas e o Porsche 911 são algumas das nossas coisas favoritas que vêm sem tops. Gostaríamos de ter tempo, dinheiro e recursos para viver a vida de topless de carros velozes e mulheres gostosas, mas a realidade é que estamos limitados por tops… e camisas. As camisas praticamente comandam nossas vidas. Temos que usá-los para trabalhar, para brincar e em camisa internacional, porque toda aquela coisa de “sem sapatos, sem camisa, sem serviço” é real.
Mas usar camisa não é a pior coisa. Algumas delas são bem legais, como as camisas sociais do Ministério do Abastecimento. O Ministério do Abastecimento se orgulha do artesanato de suas camisas masculinas e garante que cada detalhe, desde o conforto até a tecnologia de absorção de umidade, seja inspecionado para criar uma peça elegante na parte superior.
Então, como temos que usar camisas todos os dias, podemos também nos orgulhar de nossa aparência. Aqui estão algumas coisas que você deve observar ao selecionar uma camisa social.
1. Escolhendo o ajuste
Provavelmente, o aspecto mais importante na escolha de uma camisa (ou qualquer guarda-roupa) é garantir que ela caiba corretamente. Há mais em uma camisa do que vesti-la e abotoá-la. Da gola ao punho, muita atenção precisa ser dada para garantir que você não esteja aqui com cara de maluco.
O primeiro passo para escolher o ajuste certo é medir. Claro que você poderia comprar suas camisas sociais em tamanho pequeno, médio ou grande, mas da última vez que verifiquei, você não tinha um pedido de batatas fritas. Você é um homem; um homem que deveria saber suas medidas. Reserve um tempo para medir para saber o tamanho do pescoço e o comprimento do braço. Ninguém quer uma coleira com cara de “bêbado” pendurada no pescoço, nem quer engasgar porque a coleira está muito apertada. Uma boa regra é enfiar um dedo na gola. Se o seu dedo cabe confortavelmente entre o pescoço e a gola – parabéns, esse é o seu ajuste. Se dois dedos tiverem espaço na gola, a gola é muito grande. A maior lição deste conselho: vá ser medido – isso fará toda a diferença.
Quando se trata do comprimento da camisa, você pensaria que essa parte foi fácil. Mas, infelizmente, há homens vagando pelas ruas com as camisas borbulhando para fora das calças. Não está bem. Sua camisa não deve ser tão longa a ponto de rivalizar com uma camisola, nem deve ser tão comprida que pareça que você está escondendo uma gravidez. Não há razão para todo esse tecido; é desleixado. Compre uma camisa que caiba bem (mas não muito) no tronco e que possa ser facilmente enfiada nas calças. A melhor maneira de evitar o problema da camisa bufante é pedir que ela seja “slim fit”. *Aviso* O ajuste fino não significa que o homem que usa tenha que ser magro como um modelo. Slim fit implica apenas ajustado. Camisetas justas estão disponíveis em quase todas as lojas de moda masculina e são a resposta do homem moderno às camisas sociais.
2. Padrões
Depois de definir o ajuste, a segunda parte mais difícil é tentar montar uma roupa. Branco, preto, azul e listras são básicos no mundo das camisas sociais, mas não tenha medo de diversificar um pouco e se divertir com cores e/ou texturas. No momento, a estampa xadrez ou guingão são grandes tendências para camisas sociais. Um toque de xadrez colorido com gravata escura vai bem para o outono, mas quando a temperatura cair ainda mais, opte por cores mais suaves para acompanhar um terno de cor escura. Uma regra geral é que seu traje deve ter apenas um destaque; se a sua camisa for de cores vivas, mantenha o resto do look (jaqueta e gravata) liso.
3. Tecido e material
Se você precisa usar camisa social e gravata para trabalhar todos os dias, você conhece as dificuldades de como são as 14h com uma camisa de botão. Você está suado, irritado e morrendo de vontade de sair dessa coisa. Aqui estão três opções de escolha de tecido:
Para um dia no escritório, você vai querer materiais respiráveis, como algodão ou misturas de algodão. O algodão é durável, confiável e fácil de lavar e usar continuamente.
O linho é outro tecido respirável perfeito para o verão, mas o linho também enruga como o Shar Pei. Tente evitar usar roupa de cama em situações em que você precise se movimentar muito.
A seda é sempre uma escolha elegante, mas assim como o linho, a seda só pode ser usada em situações que não exigem muita atividade (nada pior do que uma mancha de suor na seda).